REGULAMENTO DA BOLSA GLOBAL VOLUNTEER

Introdução

A AIESEC – Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Comerciais é uma organização global, independente, apolítica, sem fins lucrativos e gerida exclusivamente por jovens.

A AIESEC não discrimina com base em género, orientação sexual, limitações, credo ou religião, nem na base de nacionalidades, etnias ou origens sociais.

Assim, a AIESEC tem como missão a “Paz e o Desenvolvimento do Potencial Humano”, fazendo-o através de colocar a confiança nos jovens como a chave para um futuro melhor. Na AIESEC, a liderança é vista como a solução fundamental e que pode ser desenvolvida em qualquer jovem. Desta forma, a AIESEC permite a jovens o desenvolvimento de liderança através de experiências práticas em ambientes desafiantes, através de experiências multiculturais.

As experiências multiculturais podem ser de Global Volunteer, Global Entreprenuer ou Global Talent, sendo que mais informações de cada produto poderão ser encontras em www.aiesec.pt.

Uma experiência Global Volunteer permite a jovens entre os 18 (dezoito) e 30 (trinta) anos realizarem uma experiência internacional de voluntariado entre 6 (seis) a 12 (doze) semanas, numa escola ou ONG e num projeto enquadrado na agenda de 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável promovidos pelas Nações Unidas. Esta experiência não prevê qualquer compensação salarial, podendo receber apoio logístico para obter alojamento, transporte e/ou custos de alimentação cobertos. A carga horária semanal irá das 25 (vinte e cinco) horas até às 40 (quarenta) horas.

Durante toda a experiência, existe suporte da AIESEC para garantir a qualidade da experiência, logística e de desenvolvimento pessoal, resultando num desenvolvimento de um modelo liderança que tem como objetivo desenvolver quatro qualidades nos jovens: Self-Aware, Empowering Others, World Citizen e Solution Oriented. Para ter acesso a esta experiência, há uma taxa de participação de 140 (cento e quarenta) €.

Face ao disposto, o presente regulamento visa regular os termos e condições aplicáveis à Bolsa de Global Volunteer (“Regulamento”), o qual se regerá pelo disposto nos artigos seguintes:

CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 1º
(Objeto)

O presente Regulamento visa estabelecer as normas gerais reguladoras da organização e funcionamento da Bolsa de Global Volunteer dirigido pela AIESEC em parceria com a Allianz Global Assistance.

Artigo 2º
(Objetivo da Bolsa Global Volunteer)

A Bolsa Global Volunteer visa proporcionar a 5 (cinco) jovens a atribuição de uma taxa de inscrição de Global Volunteer, para realizarem a experiência entre Junho e Setembro de 2017.

 

CAPÍTULO II
BOLSA GLOBAL VOLUNTEER

Secção I
ELEGIBILIDADE

Artigo 3º
(Critérios)

São elegíveis para a Bolsa de Global Volunteer os jovens que satisfaçam as seguintes condições:

  1. Tenham uma idade entre 18 (dezoito) e 30 (trinta) anos;
  2. Sejam residentes em Portugal Continental ou nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores;
  3. Tenham feito gosto na página de Facebook da AIESEC Portugal (https://www.facebook.com/aiesecpt);
  4. Estejam inscritos na plataforma https://opportunities.aiesec.org;
  5. Tenham o estado “Accepted” na plataforma à data limite de avaliação das candidaturas;
  6. Preencher o formulário de inscrição na Bolsa Global Volunteer http://bit.ly/GlobalVolunteerScholarship;
  7. Tenham feito share da publicação referente à Bolsa Global Volunteer da página de Facebook da AIESEC Portugal (https://www.facebook.com/aiesecpt).

Artigo 4º
(Etapas)

A Bolsa Global Volunteer compõe as seguintes etapas, sendo que nenhuma delas precede a outra:

1) Utilização na plataforma https://opportunities.aiesec.org:

a) Inscrição na plataforma:

i- Para a inscrição na plataforma o jovem apenas necessita de aceder à plataforma e fazer “Sign Up”;
ii- Após o “Sign Up” o jovem deve completar o seu perfil para ficar apto a candidatar-se a oportunidades, devendo obrigatoriamente preencher os seguintes campos:

  1. Date of birth;
  2. Nationalities;
  3. Gender;
  4. Contact Details (Email, Phone/Mobile Number);
  5. Address (Line 1, Postcode, City, Country/Territory);
  6. Fazer o upload do CV;
  7. Adicionar Skills;
  8. Adicionar Languages;
  9. Adicionar Background;
  10. Adicionar Academic Experience.

iii- Adicionalmente, é necessário definir as preferências, tendo que definir os seguintes critérios:

  1. Definir os 3 principais “Issues” que interessam;
  2. Definir os 3 principais “Work Fields” que interessam;
  3. Definir a “Earliest Start Date” e “Latest End Date”;
  4. Definir a “Shortest Duration” e “Longest Duration”;
  5. Definir que regiões são preferidas para a experiência.

b) Procura de Oportunidades e Apply:

i- Esta fase destaca-se ao jovem explorar a plataforma e ver as oportunidades de Global Volunteer existentes e que possam interessar;

ii- Assim que um jovem encontra uma oportunidade que o interessa, deverá fazer Apply à oportunidade, ficando assim sujeito ao processo de seleção da oportunidade em questão;

c) “Accepted” numa oportunidade:
i- Assim que o processo de seleção terminar e o jovem for aceite na oportunidade, passará ao estado “Accepted”, tornando-o automaticamente elegível para a Bolsa Global Volunteer, salvo desistência do mesmo.
ii- Caso o jovem esteja num estado “Approved”, que é o passo consequente, também será contabilizado para efeitos de elegibilidade.

 2) Partilha da publicação referente à Bolsa Global Volunteer no Facebook:

a) A partilha deve ser feita diretamente através da página da AIESEC Portugal (https://www.facebook.com/aiesecpt) e deverá ser pública.

3) Preenchimento do formulário http://bit.ly/GlobalVolunteerScholarship:

a) O formulário servirá como forma de formalizar a candidatura à Bolsa Global Volunteer, tendo todos os campos caráter de preenchimento obrigatório.

 

Secção II
AVALIAÇÃO

Artigo 5º
(Critérios de Avaliação)

A avaliação das candidaturas à Bolsa Global Volunteer será feita com base em:

  • Cumprimento dos critérios de elegibilidade;
  • País de destino;

Artigo 6º
(Período de Avaliação)

As candidaturas irão ser avaliadas durante o período de 14 a 21 de Março de 2017, sendo que durante este período os critérios de elegibilidade deverão estar integralmente cumpridos.

Secção III
JÚRI

Artigo 7º
(Júri)

As candidaturas serão avaliadas de modo independente por:

  1. Um representante da Allianz Global Assistance;
  2. Um representante da AIESEC.

Secção IV
PRÉMIOS

Artigo 8º

(Anúncio dos Vencedores)

Os vencedores serão anunciados entre os dias 22 e 24 de Março através do endereço de e-mail disponibilizado nas informações de contacto presentes na plataforma https://opportunities.aiesec.org. Irão também ser anunciados na página de Facebook da AIESEC Portugal entre 26 a 31 de Março.

Artigo 9º
(Prémios)

Os 5 (cinco) jovens selecionados para receberem a Bolsa Global Volunteer terão como prémio a comparticipação da taxa de inscrição de Global Volunteer (no montante de 140 (cento e quarenta) euros) e um desconto especial na compra do seguro através da Allianz Global Assistance no valor de 15% (quinze porcento).

 

Secção V
INSCRIÇÃO

Artigo 10º
(Inscrição)

A inscrição para a participação na Bolsa Global Volunteer deverá ser feita através do formulário http://bit.ly/GlobalVolunteerScholarship.

Secção VI

OBRIGAÇÕES DOS VENCEDORES

Artigo 11º

(Criação de conteúdo)

Os jovens a quem a bolsa será atribuída terão como obrigação a:

  1. Criação de um total de 3 artigos sobre a experiência;
  2. Cedência de direito de materiais visuais e propriedade intelectual à AIESEC e Allianz Global Assistance para efeitos de utilização nos seus canais de comunicação.

Capítulo III
Casos Omissos

Artigo 12º
(Casos Omissos)

Os casos omissos a este regulamento serão decididos pela organização, a qual será soberana nas suas decisões.