LATAM

Achas que sabes tudo sobre a América Latina?

Sabias que é na América do Sul que se encontra o rio mais largo e caudaloso do mundo, o Amazonas? Sabias que o Paraguai é o maior exportador de energia elétrica do mundo? Sabias que a Colômbia é a principal fonte hídrica do planeta? Sabias que o Equador é o principal produtor e exportador de bananas do mundo, representando um terço das exportações mundiais?

Estas são apenas algumas curiosidades sobre a América Latina, mas a verdade é que, num continente tão rico e diverso, as surpresas vão sempre surgindo. Por isso, pedimos a vários jovens, de diferentes países da América do Sul, que nos dissessem aquilo que torna o seu continente diferente de todos os outros, as pequenas particularidades que fariam com que qualquer pessoa quisesse partir rumo a uma aventura na América latina.

1

“Ainda que o único país da América Latina em que não se fale espanhol seja o Brasil, todos os idiomas e sotaques da América Latina são muito diferentes, por vezes até difíceis de entender entre países vizinhos, já que em todos os países há palavras muito coloquiais que dificultam a comunicação e surgem sempre nomes diferentes para os mesmos objetos. Diz-se que, pela pronúncia, o espanhol é melhor falado no Peru e na Colômbia e pior no Chile e na Argentina” Dayanara Bobadilla – Peru

2

 “A América Latina possui várias frutas exóticas e diferentes. Por exemplo, no Brasil você encontra acerola, açaí, guaraná, jaca, cajá, macaúba, pitanga e muitas outras. Nunca ouviu falar nesses nomes? Não se preocupe, é normal. Essas frutas são tipicamente tropicais e não se adaptam muito bem a geadas, portanto é bem mais difícil encontrá-las na Europa e quando você encontra o preço é um pouco elevado. Por conta disso, quando visitar algum país por lá não deixe de experimentar a comida local… sua vida vai ganhar muito mais sabor!” Marina Cordeiro – Brasil

“Se queres viver um período de tranquilidade, com ar fresco, e entre a natureza, lindos animais e paisagens oníricas, então tens de visitar a América Latina, pois só aqui encontras 6 países megadiversos, com o maior índice de biodiversidade da terra, são eles a Colômbia, o Equador, o Brasil, o México, o Peru e a Venezuela. Por isso, tens de vir !”. Ashley Caro- Colômbia

A Eliana é uma jovem colombiana que veio para Portugal há 2 meses para integrar um projeto da AIESEC. Viver em Portugal, sendo sul-americana, dá-lhe a possibilidade de entender as diferenças entre a Europa e a América Latina, e de destacar aquilo que a América do Sul possui de melhor.

O que é que torna a América Latina tão especial? O que é que só pode ser encontrado nesta zona do mundo?

   “Uma das coisas que torna a América Latina especial são as estações, pois na maioria dos países não são tão extremas como na europa, e, para além disso, existem três países que se encontram na linha do equador… o que é que isso quer dizer? Que a Colômbia, o Equador, e o Brasil não têm estações! Se visitares a Colômbia porque queres disfrutar de um tempo de calor, só tens que optar pelas cidades do norte, onde faz mais calor; mas, se quiseres um tempo um pouco mais frio, podes viajar para cidades como Bogotá e Pasto onde as temperaturas são sempre mais baixas. Sim, em qualquer época do ano, vais encontrar em Cartagena, Santa Marta, Barranquilla (cidades do norte), uma temperatura entre os 30º e os 45º graus, enquanto que em Bogotá e Pasto, em qualquer mês do ano, as temperaturas estarão entre os 10º e os 20º graus, mas, claro, também existem cidades como Medllín, conhecida como “ a cidade da eterna primavera”, em que o clima é perfeito e estará sempre entre os 15º e os 28º graus, como se diz na Colômbia “Ni muy frio ni muy caliente” (“Nem muito frio, nem muito quente”).”

Porque é que um jovem europeu deveria conhecer a América Latina?

“Um jovem europeu, ao viajar para a América Latina, não só vai encontrar países e idiomas distintos, como também vai perceber que todas as pessoas dos países da América Latina são diferentes, mas que, por serem latinos, os une um sentimento comum de alegria, de disfrutar a vida, de ser sempre amáveis com qualquer pessoa, de querer fazer amigos, de se interessarem pelo que está a acontecer com todas as pessoas próximas, porque para os latinos apenas são necessários 5 minutos de conversa para que uma pessoa se torne sua amiga. Porque não mesmo parte da família? É por essa razão que um jovem europeu que viaje para a América Latina voltará com uma infinidade de amigos importantes.”

4

“Na América Latina, também temos economias grandes, ricas e industrializadas, apesar de não serem a primeira opção. Há um grupo chamado G-20, em que estão as 20 principais economias mundiais. Três países latinos integram o G-20, a Argentina, o Brasil e o México.” Carolina Garcia- Colômbia

Como todos sabemos, na América Latina, a maioria dos países tem muitos conflitos internos e ainda se encontram em desenvolvimento, não estando na mesma situação evolutiva que muitos países da Europa; mas, mesmo assim, a América Latina tem uma infinidade de coisas que não se encontram no continente europeu. Apesar de haver a possibilidade de se encontrarem situações difíceis e chocantes nas ruas (muito devido às condições sociais), de cada vez que interagires com um latino, que conheceres as paisagens dos países, que comeres a sua comida, que disfrutares da sua música, vais apaixonar-te por todos os países e querer voltar muitas mais vezesEliana Carrero- Colômbia

“O espanhol não foi sempre o idioma oficial da América Latina. Devido à forte influência das comunidades indígenas, que existiram no território durante anos, em vários países existiram comunidades que falavam diferentes idiomas. Por exemplo, a Constituição da Bolívia reconhece 37 idiomas oficiais, já que tem em conta todos os idiomas das nações indígenas da Bolívia, para além do espanhol, que é falado pela maior percentagem de pessoas” Rudy Ernesto Camargo – Bolívia.

 

Se todas estas curiosidades sobre a América do Sul te despertaram interesse em conhecer os países latinos, esta é uma lista de conselhos para ti, escrita por alguém que conhece muito bem a América Latina e a sua cultura.

Conselhos para quem visita a América Latina pela primeira vez, por Eliana Carrero.

  • Ir disposto a conhecer muitos amigos – afinal, os latinos são um povo muito hospitaleiro e amigável.
  • Levar uma câmara para ter muitas recordações das paisagens maravilhosas que encontrarás – acredita, serão muitas!
  • Levar doces e comida típica do teu país, os latinos vão querer saber sempre mais sobre a tua cultura!
  • Estar disposto a comer todas as deliciosas frutas e doces que se podem encontrar nesta zona do mundo.
  • Levar roupa para todos os climas porque podes encontrar cidades com temperaturas muito baixas e com temperaturas muito altas na mesma época do ano.
  • Estar disposto a contar tudo sobre a tua vida, os latinos vão interessar-se muito por ti e vão querer falar muito contigo.
  • Começa a aprender a dançar porque de certeza que quando chegares à América Latina te vão levar a dançar muito.

Sabias que segundo o World Happiness Report, entre os  50 países com maior índice de felicidade são encontrados  11 Latino-americanos? São eles o Brasil, o México, o Chile, o Panamá, a Argentina, o Uruguai, a Colômbia, a Guatemala, a Venezuela,  El Salvador e Nicaragua.  De que estás à espera para conheceres os países latinos e voltares com o coração cheio de sorrisos?

6

Este verão, faz-te ao mundo e descobre a América Latina!

 

Sara Duarte

Content Marketing Manager

AIESEC Portugal

contentmarketing@aiesec.pt

Comentários

comentários