Como posso preparar-me para a minha experiência internacional?

Muitos de nós deixamos alguns planos em pausa por causa da pandemia atual, mas será que não podemos sonhar com a concretização desses planos? Sim, podemos. E o que fazemos até lá? Podemos planear, afinal, um plano torna o sonho muito mais real.

Então, porque não começar já a sonhar? É o momento ideal para começares já a planear a realização do teu sonho.

Um destes sonhos pode ser, por exemplo, a realização de estágios internacionais! Mais do que uma tendência crescente dos últimos anos, os estágios internacionais são também uma forma de nos distinguirmos de potenciais “concorrentes” quando nos candidatarmos a uma vaga. Assim, o que é preciso fazer para termos sucesso na experiência internacional que nos permitirá desenvolver-nos, acelerar a nossa futura carreira e dar-nos uma vantagem competitiva?

Sabe o que queres

Antes de enviares a tua candidatura é importante que tenhas a certeza do que queres! Como o podes fazer? Sê claro sobre o que queres fazer e para onde queres ir, quer profissionalmente quer geograficamente. Anota um conjunto de experiências e elementos que te dão maior energia, define possíveis destinos e começa a pesquisa. Assim, à medida que fores encontrando oportunidades que combinem com o que definiste guarda-as para poderes rever mais tarde.

Familiariza-te com as tuas responsabilidades

Depois de conheceres as responsabilidades associadas a cada possibilidade de estágio podes tentar perceber se a oportunidade, de facto, é a ideal para ti. Ao leres as responsabilidades, se sentires que não tens conhecimentos para todas elas, don’t panic, o objetivo é o teu desenvolvimento profissional e pessoal – só o conseguirás ao aprender coisas novas.

Pesquisa e prepara-te

Depois de escolheres a oportunidade podes tentar saber mais sobre a empresa e ver se esta encaixa com os teus valores! Sim? Então é hora de dares o passo seguinte e começares a melhorar o teu CV.

Depois de te candidatares chegou mais um momento desafiante – a entrevista! A melhor dica para passares esta fase com sucesso é o preparaste para algumas possíveis perguntas e tentares pesquisar dicas e conselhos.

Confirma que está tudo pronto

O dia da entrevista é recheado de ansiedade e receios e isso é normal! Então, como os vamos passar com sucesso? Tem atenção ao teu vestuário, afinal as primeiras impressões têm sempre muito impacto. Depois sê tu próprio e procura estar o mais amigável possível.

No fim desta etapa superada não te esqueças de agradecer à equipa de recrutamento! Certamente que ficará na memória o candidato que agradeceu após a entrevista.

Depois destas pequenas dicas, resta-nos deixar-te mais um grande conselho: não desistas caso não sejas selecionado na tua primeira candidatura! Caso a resposta seja não, vê essa experiência como uma oportunidade para te desenvolveres e tornares ainda melhor! Nós só nos desenvolvemos quando erramos!

Se queres colocar o estágio internacional que deixaste na gaveta em prática, dá o primeiro passo para o teu desenvolvimento profissional! A melhor parte é que a AIESEC pode apoiar-te em todo o processo e está a investir em ti ao longo do mês de novembro. Se queres usufruir deste investimento candidata-te a um estágio internacional da AIESEC em: aiesec.org/global-talent.

Comentários

comentários