Como resolver o maior problema mundial através de 4 questões

A maior dificuldade na resolução dos problemas mundiais encontra-se na imprecisão ao determinar os problemas que exigem uma maior ou mais rápida intervenção.

Pensando exatamente neste problema de definição dos problemas globais que devem ser combatidos, em setembro de 2000, a Organização das Nações Unidas estabeleceu um conjunto de objetivos (Objetivos para o Desenvolvimento do Milénio), que deveriam pautar as agendas dos países-membros, de modo a que estes problemas fossem controlados e realmente considerados nas resoluções dos líderes políticos. Os objetivos definidos em 2000 deveriam vigorar até 2015. Em setembro do ano passado, surgiram novos objetivos para o desenvolvimento sustentável, cuja pretensão não passa pela substituição dos anteriores, mas sim, a sua intensificação, ou expansão.

Aquilo que a ONU pretende com os Global Goals não é apenas fornecer à comunidade mundial uma possibilidade de medição dos seus problemas (através de indicadores) e uma lista de objetivos que devem ser incluídos nas suas políticas, mas também fazer com que haja um despertar de consciências para estes problemas por parte da sociedade em geral. A AIESEC juntou-se à Organização das Nações Unidas na promoção dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável através do Youth Speak, um movimento que pretende dar voz a todos os jovens, de modo a perceber a sua visão do presente e a sua perspetiva para o futuro. É através deste movimento que pretendemos resolver o maior problema mundial. Para tal, propomos-te respostas para quatro perguntas.

  1. Qual é, para ti, o maior problema mundial?

O título deste artigo sugere que existe, de facto, um “maior problema mundial”. A verdade é que, tal como os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável sugerem, existem, pelo menos, 17 grandes problemas que devem ser resolvidos.

O primeiro passo para a resolução de um problema é, exatamente, o seu conhecimento ou reconhecimento. Por isso, o primeiro passo desta caminhada para a resolução do maior problema mundial passa pela definição daquele que é, para ti, esse problema. Os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU, são uma ferramenta importante para esse exercício, pois sugerem os problemas que estarão a ser tomados em consideração mais frequentemente e que têm um maior impacto na comunidade mundial.

  1. O que podes fazer para reduzir o impacto desse problema?

Apesar de parecer complicado perceber como podemos ter algum impacto na resolução de problemas que afetam todo o mundo, a própria identificação de um problema mostra as suas causas e torna mais simples a descoberta de pequenos contributos individuais para a sua solução. Nesse sentido, depois da definição dos problemas mundiais e das suas razões, as soluções vão surgindo quase de imediato.

O teu contributo pode passar por ações básicas e mudanças comportamentais relacionadas com o quotidiano – reciclagem, voluntariado em organizações sociais, mudança de opiniões e, consequentemente, comportamentos, em relação a determinados temas e questões.

A AIESEC tem aqui um papel essencial. Com o objetivo de desenvolver os jovens, permitindo que contribuam ativamente para o desenvolvimento sustentável, a AIESEC proporciona a oportunidade de influenciar diretamente a realização das metas definidas pela ONU através dos seus programas de voluntariado (Global Citizen) e de estágios profissionais (Global Talent).

  1. Será que a tua família e os teus amigos já pensaram nisso?

Os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável foram definidos de modo a guiar as agendas dos líderes políticos, mas só serão completamente atingidos se todas as pessoas os conhecerem e tiverem consciência da sua importância. O propósito do Youth Speak é exatamente despertar as pessoas para a importância dos objetivos definidos pela ONU. Este movimento pretende dar a conhecer cada um dos 17 objetivos globais e, para tal, a AIESEC desenvolveu várias campanhas de modo a promovê-los e divulgá-los – uma das campanhas lançadas convida-nos a escolher um dos objetivos para o desenvolvimento sustentável e a partilha-lo através de uma fotografia.

Junta-te a este movimento, tira uma fotografia com o teu Global Goal e mostra a todos os teus amigos aquele que é, para ti, o maior problema global.

  1. E os líderes mundiais?

O último passo na resolução de um problema mundial passa pelos líderes políticos. Afinal, são eles que decidem as medidas que são implementadas para a resolução desses problemas e o cumprimento dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.

Através do Youth Speak Survey, um questionário criado pela AIESEC que faz parte do movimento homónimo, é dada aos jovens a oportunidade de comunicar diretamente com os líderes mundiais, mostrando-lhes quais são as suas maiores preocupações e as suas expectativas em relação ao futuro. Com o inquérito do Youth Speak, tens a possibilidade de ter um impacto ainda mais direto na resolução do “maior problema global”, transmitindo aos líderes mundiais as tuas preocupações.

Resolver o maior problema mundial através de 4 questões é mais fácil do que parece, não é? Junta-te ao movimento Youth Speak e contribui para a realização dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável!

 

Sara Duarte

Content Marketing Manager

AIESEC Portugal

contentmarketing@aiesec.pt

Comentários

comentários