entrevista

10 Dicas para uma Entrevista Online

Sentes os nervos à flor da pele e a ansiedade a palpitar sempre que tens de enfrentar mais uma entrevista? O pesadelo acabou! Estas são algumas dicas que te ajudarão a dominar a arte das entrevistas online!

No dia anterior:

  1. Certifica-te de que terás uma boa ligação à internet e verifica todos os dispositivos de que irás precisar (Computador, Webcam, …).

Um dos maiores problemas das entrevistas online é conseguir que a conversa flua naturalmente e sem interferências. A dificuldade na comunicação pode tornar-se muito complicada na hora da entrevista – exigirá um esforço acrescido para que consigas perceber as perguntas que te são feitas e para que sejas percebido pela pessoa que te estiver a entrevistar. Além disso, a impossibilidade de comunicar de forma fluente e manter uma conversa natural fará com que te sintas mais nervoso, o que pode prejudicar a tua prestação durante a entrevista e também a atenção do teu entrevistador.

Não te esqueças, deves garantir que o local em que te encontras te permitirá uma boa ligação à internet e que todos os dispositivos que irás utilizar se encontram em boas condições e a funcionar corretamente.

  1. Define o local em que queres realizar a entrevista.

Há alguns pormenores a ter em conta na escolha do local em que vais estar quando fores entrevistado. Uma das vantagens das entrevistas online é a possibilidade de ser realizada num sítio em que te sintas completamente à vontade. Deves usar esta vantagem a teu favor, mas tem em atenção que o local escolhido deve ser calmo e silencioso, para que possas comunicar mais facilmente. Além disso, deves certificar-te de que não serás interrompido – se não te sentires seguro em relação a isso, estarás constantemente preocupado e distraído durante toda a entrevista.

  1. Prepara-te para as questões mais prováveis.

Apesar de não poderes ter 100% de certeza das questões que te serão feitas, existem algumas perguntas que são mais comuns. Prepara-te para elas. Investiga sobre a ONG ou empresa que está responsável pelo projeto e faz pesquisas relativamente ao trabalho que irás realizar – sobre o projeto em si e as funções que terás de desempenhar – para que mostres ser um profissional na matéria e, essencialmente, para te sentires completamente à vontade. Além disso, prepara-te para as questões culturais – é importante que te mostres preparado para o choque cultural -, fazendo uma pesquisa intensiva sobre a cultura do país. Em alguns casos, conhecer a cultura do país pode ser também importante para saberes como te deves apresentar na entrevista.

 

No dia da entrevista:

  1. Tem uma conversa em inglês.

A tua entrevista será em inglês; por isso, é importante que consigas dominar a língua.

Um pouco antes da entrevista, pede a um amigo para ter uma conversa em inglês contigo. Este exercício é muito importante – para além de te relembrar de algum vocabulário, tornar-se-á mais simples e natural para ti continuar a falar nesta língua durante a entrevista.

  1. Tem em conta a tua apresentação.

Como em todas as entrevistas, a maneira como te apresentas é importante. Se é relativamente fácil saberes como te apresentares numa entrevista tradicional, em que estás (à partida) fora da tua zona de conforto, quando estás num local que te é familiar e em que normalmente estás mais à vontade, torna-se difícil transmitir a mesma imagem.

Esconde as tuas calças de pijama, mas arrasa no look. Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, e a impressão que passarás na entrevista pode ser influenciada pela maneira como te apresentas. Este é um pormenor que deves ter em atenção.

  1. Mantém-te calmo.

Durante a entrevista deves manter-te calmo. Podes aproveitar as horas antes para realizar exercícios de relaxamento – yoga é sempre uma boa opção -, mas durante a entrevista deves tentar criar alguma proximidade para que sintas menos pressão e te consigas manter calmo. A preparação para a entrevista (ver dica número 3) é também importante para que te sintas seguro e, consequentemente, mais calmo.

  1. Mostra-te entusiasmado, mas não em demasia.

É através da entrevista que mostrarás a tua personalidade e a maneira como encaras o trabalho. Isso será tido em conta pelo teu entrevistador.

Mostra-te entusiasmado, expondo as tuas questões e respondendo com vivacidade, mas tendo em conta que demasiado entusiasmo pode ser fatal quando confundido com irresponsabilidade. Tenta criar alguma proximidade, pois fará com que te sintas mais à vontade durante a entrevista, mas mantendo uma postura que denote profissionalismo e responsabilidade.

  1. Faz todas as perguntas.

Esquece o mito de que numa entrevista apenas deves responder a perguntas. Certamente terás muitas dúvidas – relativamente ao projeto, à oportunidade ou mesmo ao país – e a entrevista é a melhor oportunidade para esclareceres todas as tuas questões. Além disso, o facto de tentares tornar-te mais esclarecido irá mostrar um maior interesse, o que pode tornar-se muito vantajoso para a tua candidatura.

  1. Sê tu mesmo.

Tem em consideração que a entrevista é feita para que te possam conhecer melhor. Deves demonstrar exatamente a pessoa que és, respondendo honestamente a cada uma das questões. Porquê? Caso passes na entrevista, terás de demonstrar todas as caraterísticas que mostraste durante o teu trabalho. Lembra-te que é mais importante que a entrevista seja verdadeira do que consigas passar sem que te identifiques com o projeto ou a entidade responsável.

  1. Mantém-te positivo relativamente à tua prestação.

À medida que a entrevista avança, deves manter-te positivo relativamente à tua prestação – é importante que te mostres confiante e seguro. Se te focares nos pequenos erros ou coisas menos boas, irás entrar em colapso e prejudicar toda a entrevista. Por isso, mantém-te positivo e dá o teu melhor!

Mas, não te esqueças! Deves focar-te nos aspetos negativos apenas para que os possas corrigir, assim que tenhas oportunidade.

 

Já não há desculpas! Enfrentar uma entrevista será mais fácil que nunca!

 

Sara Duarte

Content Marketing Manager

AIESEC Portugal

contentmarketing@aiesec.pt

Comentários

comentários