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A Importância do Marketing no Mercado Global

Marketing e mercado global são dois conceitos que são complementares nos dias de hoje. O Marketing é um instrumento fundamental na vida de uma instituição que pretenda dar a conhecer a sua marca a uma escala mundial. A forma como uma empresa é promovida é diretamente influenciada pelo mercado global através do crescimento das tecnologias de informação, e dos media que permitem estar em contacto com todo o mundo, a toda a hora.

A Situação Atual

O número de empresas tem aumentado de dia para dia, sendo crucial que estas arranjarem mecanismos para fazer face á concorrência feroz que se verifica em cada sector de mercado; bem como arranjar vantagem competitiva, de modo a garantir a sua sustentabilidade no mercado global, não apenas no dia-a-dia mas a longo prazo.

Dado o constante crescimento das economias mundiais, as empresas (sendo elas já muito desenvolvidas ou startups ainda a começar) têm vindo a aproveitar a Era digital e as vantagens que a globalização oferece em termos comunicação e troca de produtos, que desde os anos 80 tem sido cada vez mais facilitada.

A competitividade tem vindo a aumentar no mundo dos negócios a uma escala que passou a barreira do territorial/nacional para um nível global. O marketing assume um papel decisivo na diferenciação e distinção das empresas e dos seus produtos.

Segundo Gary Amstrong no seu livro “Princípios do marketing” (2007): “o marketing é um processo administrativo e social pelo qual os indivíduos e as organizações obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação e de troca de valor uns com os outros”, o que demonstra que o conceito de marketing vai muito para além das vendas de produtos propriamente ditas.

É uma ideia errada que ainda se tem na actualidade, pensar que marketing é simplesmente fazer publicidade dos produtos/serviços. O conceito de marketing vai muito além disso. Como exemplo, temos a consciencialização da importância do marketing interno e digital, a facilidade na criação de parcerias, a associação de marcas a causas sociais/ambientais e, a utilização do marketing para fazer estudos de mercado e conhecer melhor as necessidades do público.

O Que Pode Fazer

Nos dias de hoje é essencial que as empresas tenham como objetivo internacionalizarem-se tanto a nível de mercado-alvo como a nível de branding. Através desta internacionalização é possível as empresas fazerem face ás ameaças decorrentes do mercado global.

A conclusão a que chegamos é que as empresas têm de apostar na mudança e no avanço da tecnologia, principalmente agora que o mercado está em constante mutação, e de um momento para o outro é preciso inovar.

O marketing assume um papel fulcral na criação da relação entre a empresa e os seus clientes, de modo a possibilitar que os clientes olhem de forma pessoal para a empresa em questão e que esta consiga diferenciar-se das restantes.

Para se diferenciarem, as empresas não vendem apenas o seu produto, tentam suscitar o interesse dos clientes e tentem arranjar forma de as pessoas se identificarem com ele. Esta é uma nova forma do marketing: criar a sensação que mais do que vender produtos, as empresas vendem sentimentos e emoções.

É nisto que as empresas se devem focar: criar uma identidade única para os seus produtos, que pareçam essenciais e vão de encontro às necessidades dos clientes.

É com base na necessidade de estar presente no mercado global, que a AIESEC apresenta programas que se destinam a desenvolver a capacidade de trabalho das empresas, promovendo estágios a jovens internacionais com potencial e com visão inovadora.

Com os programas Global Talent (Estágios Profissionais com duração de 6-12 meses) e o Global Enterpreneurs (Estágios em startups com duração de 6-8 semanas) as empresas têm ao ser dispor mão-de-obra mais qualificada, que tem uma visão do mercado mais moderna e globalizada, encontrando assim as ferramentas necessárias para apostarem em estratégias que vão mais de encontro ás necessidades dos mercados para onde querem internacionalizar-se e dos respetivos clientes.

 

André Lemos

B2B Marketing Manager

AIESEC in Aveiro

b2bmarketing@aiesec.pt

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