Youth Speak Survey – mais que falar!

O Youth Speak Survey é um questionário online criado pela AIESEC, que, tal como o nome indica, pretende dar voz a todos jovens, de modo a perceber a sua visão do presente e a sua perspetiva relativamente ao futuro – afinal, é a partir de hoje que se constrói o amanhã. Apesar de ser importante fazer um exercício de reflexão sobre a situação do mundo de um modo geral, seria inconclusivo fazê-lo, tendo em conta a diversidade de preocupações e objetivos que podem ser tidos como primordiais pelos jovens de todo o mundo. Nesse sentido, este ano, a AIESEC associou-se à Organização das Nações Unidas, de modo a concentrar-se, essencialmente, nos objetivos, definidos pelos seus países membros, como os próximos objetivos globais para o desenvolvimento sustentável.

Em setembro deste ano, a Organização das Nações Unidas definiu 17 objetivos globais (Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável) que, nos próximos 15 anos, irão pautar as discussões e políticas adotadas pelos países membros, de modo a atingir três metas: o fim da pobreza extrema, a luta contra a desigualdade e a injustiça e o controlo das mudanças climáticas. Estes objetivos surgem de modo a substituir mas, sobretudo, expandir, os anteriormente definidos objetivos do milénio que tinham sido decretados em 2000 e deveriam vigorar até ao presente ano.

Os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, estão na agenda dos líderes mundiais, mas só serão totalmente concretizados se todas as pessoas tiverem conhecimento deles e, de alguma maneira, se sensibilizarem relativamente à sua importância. É exatamente esse o objetivo do Youth Speak – dar a conhecer cada um dos 17 objetivos globais, e perceber a opinião dos jovens em relação ao mundo e a sua perspetiva para o futuro. O questionário é, sem dúvida, uma parte essencial deste processo: é diretamente através dele que é possível obter a posição dos jovens; porém, a divulgação de todos estes objetivos, e a consequente motivação para uma mudança comportamental relativamente a questões com eles relacionadas, é possível apenas através dos vários movimentos que visam exatamente a promoção das metas definidas pela ONU – uma das campanhas lançadas convida-nos a escolher um dos objetivos para o desenvolvimento sustentável e a partilha-lo através de uma fotografia.

Não é comum perguntarem aos jovens o que acham do mundo em que vivem; também não é comum os jovens sentirem que a sua opinião e a sua visão do futuro têm alguma importância no sentido prático. O Youth Speak pretende, exatamente, despertar e sensibilizar os jovens para aqueles que são os problemas atuais e mostrar-lhes que, de facto, podem fazer parte da sua resolução através de pequenas mudanças comportamentais e da sua influência nas relações intersubjetivas (sensibilizando o outro para estes problemas).

A tua missão começa aqui! Dá voz àqueles que são, para ti, os principais problemas globais através do Youth Speak Survey.

 

Sara Duarte

Communication Manager at AIESEC in NOVA

saraduarte.aiesec@gmail.com

Comentários

comentários