AIESECer Career

A Ana Filipa tem 21 anos e está prestes a iniciar o mestrado de Negócios Internacionais e Empreendedorismo, após ter concluído a licenciatura em Finanças na Universidade de Aveiro. Atualmente, é diretora do departamento de Marketing da AIESEC in Aveiro.

A sua jornada na AIESEC começou em 2019, mesmo antes de ter entrado na organização, quando embarcou numa das experiências de voluntariado que a organização proporciona aos jovens portugueses e “pela primeira vez na vida agarrei-me aos valores e crenças da AIESEC e parti pra construir o meu percurso.” afirma. Esta experiência de voluntariado com a AIESEC num país estrangeiro foi o primeiro desafio da Ana, onde teve num ambiente totalmente diferente e com uma língua a que não está habituada. Embarcou nesta jornada sozinha e, de alguma forma, atribui a esta experiência de voluntariado a “culpa” por ter chegado tão longe e por todas os desafios com que se deparou e a levaram a crescer

Quando regressou, as rejeições de outras organizações e da própria AIESEC ficaram para trás, esperava-a a oportunidade de construir todo o caminho que percorreu até agora.

O convite foi feito e aceite sem hesitações “pois sabia que o que ia fazer tinha significado, tinha impacto, porque eu senti-o.”. Entrou para a AIESEC como membro do departamento de Experiências de Voluntariado, ficando encarregue de auxiliar os jovens portugueses que iriam realizar experiências de voluntariado no estrangeiro durante todo o processo. Nesta posição “desenvolvi competências que até então nem me achava capaz. A minha comunicação, a minha argumentação. Mas nessa fase aquilo que mais agradeço ter conhecido foi a minha equipa. O trabalho não era simples, mas a bagagem que desenvolve é pesada e valiosa.”.

Mais tarde, abririam as candidaturas para a direção do escritório e porque não? A Ana deu um passo mais longe e, estando há tão pouco tempo na organização, não hesitou em passar de membro diretamente para a direção de um departamento inteiro. Este passo exigiu uma grande entrega e empenho, mas o desafio foi aceite e a Ana Filipa viria a ser a próxima diretora do departamento de Marketing da AIESEC in Aveiro.

Contudo, este não viria a ser um mandato semelhante ao dos seus antecessores e exigiria algo diferente devido à pandemia. Inicialmente, a frustração é inevitável. “Senti que tudo aquilo que me deram foi tirado num fechar de olhos, como é que algo mais pequeno que eu, me tirou tudo?”. Mas como em qualquer situação com que nos deparamos na AIESEC, era necessário lutar, solucionar e aprender. Esta situação não foi exceção: “aprendi a não levar tudo à letra, e por isso adaptei-me! Não valia a pena estar a lamentar. Apesar de tudo, a pandemia, para mim, não foi um problema, nem um obstáculo, rapidamente aprendi a solucionar situações, a olhar de forma estratégica, a motivar pessoas. Comecei a lutar pelo meu lugar e pelo da minha equipa, pois é isso que um líder faz.”

A Ana, tal como todos na AIESEC, reconhece o impacto que esta organização tem nos nossos valores e skills e que se cria um laço tão grande que, se tal fosse possível, ficaria para sempre nesta organização.

A Ana pode não ficar para sempre na AIESEC, mas a AIESEC certamente ficará para sempre no coração e na memória da Ana. Esta organização tem um papel tão importante na vida dela que lhe era impossível não ter um símbolo, uma marca que a recordasse de toda esta caminhada. Por isso, fez uma tatuagem, cujo significado é “Sê o imprevisto no meio da monotonia!”No caso da Ana, a AIESEC foi esse imprevisto! E tu? Também queres um imprevisto? Também queres quebrar a monotonia? Também queres liderar uma equipa, ou um departamento? Não percas tempo! Junta-te a nós em: http://bit.ly/joinAIESEC-PT.

Comentários

comentários