ImpACTo!

Em 2012, a Marta Beata decidiu partir para Kibera, uma comunidade no Quénia, através de um estágio de voluntariado da AIESEC. A sua experiência deveria ter apenas a duração de 3 meses, mas a ligação que criou com as crianças da comunidade na qual trabalhou fez com que voltasse ao Quénia e desenvolvesse o projeto From Kibera with Love.

“Tinha tudo para ser só a maior experiência da minha vida mas apaixonei-me por 25 miúdos e meti na cabeça que tinha de mostrar às outras pessoas a condição desumana em que as pessoas de Kibera vivem”.

1

From Kibera with Love tem como principal objetivo a recolha de fundos para o financiamento da educação das crianças da comunidade de Kibera, a maior favela do mundo. Para tal, é possível fazer donativos esporádicos ou apadrinhar uma das crianças, financiando a sua educação durante um ano.

No início, o projeto garantia a educação de 16 crianças, mas foi-se desenvolvendo e o número de crianças abrangidas é cada vez maior – o From Kibera with Love assegura-lhes educação, alimentação, roupa, brinquedos, tudo o que é necessário para que cresçam e se tornem cidadãos mais instruídos e conscientes. Porém, o projeto torna-se cada vez mais grandioso à medida que os donativos vão crescendo, chegando mesmo a ajudar as famílias de Kibera – através da compra de casas, da criação de pequenos negócios, da venda de artesanato local.

E se tivesses a oportunidade de desenvolver um projeto como o da Marta?

2

Com o intuito de promover e permitir a realização de projetos sociais como o From Kibera with Love, a Gap Year, em conjunto com a Bolsa de Exploração Nomad e em parceria com a AIESEC, criou o concurso impACTO. O objetivo desta iniciativa é dar a um grupo de jovens a oportunidade de desenvolverem um projeto de empreendedorismo social com 10 mil euros iniciais. No caso da Marta, foi necessário que voltasse a Portugal para conseguir angariar fundos de modo a iniciar o seu projeto; o impACTO pretende tornar o desenvolvimento de um projeto social no estrangeiro ainda mais simples.

O concurso divide-se em três fases. A primeira, Fase Intra Faculdade, tem lugar em cada uma das faculdades, e consiste na apresentação dos vários projetos a concurso. Numa segunda fase, Mentoring Camp, há um melhoramento dos projetos vencedores da primeira eliminatória, de modo a que estejam cada vez mais preparados para a finalíssima e para uma aplicação final. Já numa terceira fase, os projetos são apresentados a um júri, os Social Angels, que decidem em que projetos querem investir. Na última fase não existem vencedores, os júris decidem em que projetos querem investir, podendo até ser todos os projetos financiados.

Porquê participar neste projeto? O impACTO dá-te a possibilidade de desenvolveres soft skills ao liderares um projeto com impacto social e ao saíres da tua zona de conforto, vivendo numa realidade totalmente nova. Além disso, terás também a oportunidade de pôr em prática os teus conhecimentos académicos e de te desenvolveres profissional e pessoalmente.

Inscreve-te já! gapyear.pt/impacto/concurso-o-que-e/

 

João Ribeiro

Public Relations Manager

AIESEC Portugal

publicrelations@aiesec.pt

Comentários

comentários